A Controlar irá ajudá-lo a lidar com problemas de ratos em sua propriedade comercial.
Roedores
Ratazanas
Ratos de forro
Controle de roedores
Doenças transmitidas
Diferenças entre ratos
Ascensão dos ratos
Ratos de forro
Rato-preto ou rato-de-telhado (Rattus rattus, animal de hábito terrestre que prefere lugares secos e que possui talento para escalar paredes e outras superfícies íngremes. Gosta de viver em forros de casas, mas também é facilmente encontrado em locais onde haja grãos armazenados ou caídos no solo. Seu corpo pode chegar a 19 cm e sua cauda pode ter até 26 cm. Tem um nariz pontiagudo, orelhas grandes e um corpo estreito (em comparação com a ratazana comum). Encontrado em todo o Brasil, nas regiões Norte e Nordeste é conhecido como gabiru.
Essa espécie é sempre encontrada em grupos. Os ratos de telhado receberam esse nome porque são encontrados no alto de prédios e telhados. Possuem hábitos noturnos.
Os ratos negros estão mais presentes em locais de clima temperado, como zonas portuárias. São ágeis e têm facilidade de locomoção. Por se locomoverem com as pontas dos pés, as superfícies por onde passam ficam marcadas com manchas separadas, ao contrário das ratazanas.
Prevenção de roedores
Para frustrar os esforços dos roedores para habitar em seu negócio, tente se livrar de lugares onde eles possam nidificar como pilhas de folhas. Retire as fontes de alimentos e água. Além disso, feche quaisquer buracos ou rachaduras que possam fornecer aos roedores acesso ao seu prédio.
Filhotes de ratazanas podem passar por espaços bem pequenos, começando uma infestação. Já que os ratos são sensíveis ao som ultrassônico, você pode utilizar um repelente específico.
Confira se as tubulações da casa estão em perfeito estado. Os ratos também podem entrar por aí.
Os danos causados pelos ratos de forro
Esses animais são populares por serem transmissores de diversas doenças perigosas à saúde dos humanos e também pelo seu alto poder de destruição, que afeta diariamente construções, estoques de comida e pode ser causador até mesmo de incêndios.
Por terem dentes incisivos de até 12cm de tamanho ou mais, esses animais precisam desgastá-los para os manter num tamanho normal, e fazem isso roendo diversos tipos de objetos. Caso eles roam madeira, chumbo, cimento ou tijolos o máximo que pode acontecer é o surgimento de um novo buraco e possível ninho na estrutura do imóvel.
Mas os danos causados pelos ratos podem ser mais graves que esse tipo de situação, já que por serem capazes de roer qualquer tipo de estrutura podem vir a ocasionar curtos circuitos em fiações ou vazamentos em tubos de encanamentos.
Qual é o perigo da mordida desses animais?
A mordida dos roedores pode ser extremamente perigosa e pode causar diversos sintomas em um curto período de tempo. Desde febre alternada entre muito intensa e ausente, dor e pus no local, suor, enjoo, inflamação, entre outros sintomas, o ideal é tratar logo o local mordido.
Recomenda-se lavar o local com água e sabão imediatamente e proteger a ferida com gaze para que um médico analise a gravidade da mordida o quanto antes. Após a ida ao médico é necessário seguir as indicações para evitar o aparecimento de doenças.
Principais espécies urbanas
Aspecto do Rato de
Forro
O Rattus rattus, comumente conhecido como rato-preto, rato-do-telhado ou rato-de-navio, é uma espécie de roedor pertencente à família Muridae. Trata-se de um animal de porte pequeno a médio, medindo entre 16 a 22 cm de comprimento corporal, com uma cauda fina que geralmente ultrapassa o tamanho do corpo, podendo chegar a 25 cm. O peso varia entre 150 e 250 gramas.
A pelagem é geralmente preta ou marrom-escura, com a parte inferior (ventre) podendo ser mais clara. O rato-preto possui orelhas grandes e finas, olhos proeminentes e um corpo mais esguio em comparação com outras espécies como o Rattus norvegicus (rato marrom ou ratazana). Fezes longas, finas e menores do que as da ratazana.
Ciclo de Vida do Rato de Forro
O ciclo de vida do Rattus rattus é relativamente curto, mas altamente eficiente do ponto de vista reprodutivo. A expectativa de vida varia entre 9 meses e 1 ano e meio na natureza, podendo ser maior em cativeiro ou ambientes controlados. Fêmea pode engravidar no mesmo dia em que gera a primeira ninhada.
Reprodução:
Hábitos do Rato de Forro
Comportamento Geral:
O Rattus rattus é uma espécie de hábitos predominantemente noturnos. São animais muito ágeis, bons escaladores e preferem locais elevados, como forros, sótãos e telhados — daí o nome “rato-do-telhado”. Prefere ambientes de clima temperado, por exemplo, zonas portuárias. Caminha com a ponta das patas e deixa manchas definidas e separadas (diferente das ratazanas).
Alimentação:
É uma espécie onívora, com dieta bastante variada. Alimenta-se de grãos, frutas, sementes, pequenos insetos, lixo doméstico e restos de alimentos. Possuem um comportamento seletivo, geralmente experimentando pequenas quantidades antes de consumir algo em maior volume, o que dificulta o uso de iscas envenenadas. Não costuma se alimentar no mesmo lugar consecutivamente.
Habitat:
O rato-preto é comum em áreas urbanas, portos, depósitos, galpões, plantações e navios. Prefere ambientes secos e altos, ao contrário da ratazana (Rattus norvegicus), que habita locais úmidos e subterrâneos. Agilidade e facilidade para a construção de ninhos em locais altos (telhados e árvores).
Comportamento Social:
Vivem em grupos hierárquicos e estabelecem territórios definidos. São muito sensíveis a mudanças no ambiente, o que pode levá-los a migrar caso haja perturbações significativas.
Como evitar uma infestação de ratos
Soluções de controle de rato da Controlar Ambiental
Realizamos uma pesquisa abrangente de seus locais para avaliar os problemas existentes de pragas, riscos futuros, perigos para a saúde e segurança e a natureza específica do seu ambiente de negócios
Nós fornecemos um processo de revisão sob medida para suas necessidades de negócios para garantir que os serviços sejam eficientes, eficazes e continuamente em conformidade
A Controlar irá ajudá-lo a lidar com problemas de ratos em sua propriedade comercial.
Ratos e camundongos são ambos roedores, então parecem semelhantes – a maior diferença é seu tamanho. Os ratos são maiores e mais pesados.
Os especialistas da Controlar estão aqui para proteger sua empresa das muitas doenças transmitidas por roedores que podem colocar seus clientes e funcionários em perigo.
Ratos e camundongos são ambos roedores, então parecem semelhantes – a maior diferença é seu tamanho. Os ratos são maiores e mais pesados.
Os especialistas da Controlar estão aqui para proteger sua empresa das muitas doenças transmitidas por roedores que podem colocar seus clientes e funcionários em perigo.
Solicite nossos serviços especializados de desinfecção, são realizados por nossos técnicos especializados
A melhor maneira de impedir que os ratos entrem em sua propriedade é bloquear quaisquer lacunas e pontos de entrada.
Assuntos Importantes
Comprometido em fornecer soluções líderes de controle de pragas e serviços incomparáveis de manejo de pragas para ambientes comerciais, como instalações de processamento de alimentos e hotéis, inovação e expertise técnica para impulsionar o desenvolvimento de novas soluções de manejo de pragas, como controle de pragas não tóxicos e dispositivos, solicite informações sobre pragas urbanas.